[CRÍTICA COM SPOILERS] You- 1° Temporada





You, série inspirada no livro com mesmo nome, escrito por Caroline Kepnes, que foi lançada em 2014, que conta a história de Joe Goldberg, vivido por Benn Bagdley, que trabalha numa livraria de Nova York.  Um dia entra uma mulher chamada Beck, uma bela universitária (Elizabeth Lail), e é aí que começa a trama.  Eles conversam, tem trocas de olhares. Uma das coisas que me fez deixar na preso na série, foi a narrativa, a maneira que o narrador conversa com você, e acaba entrando na mente doentia de Joe, um personagem que tem problemas de obsessão.  Por fora, ele parece ser um cara perfeito. Quando ele está perto dela, é um tremendo cavaleiro, mas quando está longe, é um stalker. Quer saber onde ela está o tempo  todo, fica vendo as postagens através do Instagram e Facebook. Essa parte é uma das coisas mais interessantes, como hoje a gente se expõe e nem sabe quem está observando. Eu diria que é uma crítica social, pelo fato das pessoas estarem mostrando sua vida pessoal.





Outro ponto que é bom observar, é quando a fotografia mostra o ponto de vista de Joe, atrás da Beck, ele vê tudo embaçado, isso já mostra a obsessão que ele tem por ela. E vale lembrar que tem uma diferença entre paixão e obsessão.  Como falei antes, por fora, ele parece um cara perfeito, bom namorado, que cuida dela, e faz qualquer coisa por ela achando que está fazendo o bem. Tem horas que ele fala que não mata pessoas, ele não se acha psicopata, mas no fundo é sim. Acha que fazendo as pessoas sumirem da vida da Beck, está fazendo o bem pra ela.
Beck, é uma mulher que tem amigos tóxicos, ninguém quer o bem dela e ela é uma pessoa que não consegue enxergar isso. Uma universitária falida que quer ser uma escritora.  Vive postando fotos pra mostrar como ela sabe viver e pra ganhar likes.  Em uns dos episódios, tem um momento que é narrado por ela também, pra saber um  pouco como ela pensa. 








Não podemos falar sobre Paco. Porque Joe não fez maldade com Paco? Motivo, por causa do passado dele, ele se vê em Paco. Os traumas que Joe passou pelo cara que cuidou dele, que trancava ele em um lugar. Então é esse o motivo dele ter empatia pelo Paco. É a figura da infância de Joe. Ainda que o Paco tem um pai que bate na mãe.  E nesse caso você sente empatia pelo Joe, por esses dois fatos.  Ele sempre está protegendo o garoto e só quer o bem dele. E não é a toa dele ser um psicopata, tem gente que não sabe lidar com traumas e acaba tendo problemas psicológicos no futuro.


A série tem problemas em alguns momentos, tem um ou outro episódio arrastado, mas mesmo assim consegue te prender, com uma trama bem elaborada, personagens bem construídos, ótima direção e fotografia. E sim, a Netflix já confirmou que terá a segunda temporada, que agora ela que vai começar a produzir. Porque antes, tinham comprado os direitos de uma outra produtora pra ser exibida no serviço streaming.















Comentários